Alguns
golpes possuem efeitos adicionais, sendo diferenciados em Status Negativos e
Problemas de Status. Estes efeitos causam uma grande diferença durante uma
batalha, retirando HP ou diminuindo BaseStatus valiosos para o desenvolvimento
de um Pokémon. Quando um Pokémon já possui um efeito negativo, ele não poderá receber
outro no lugar (Apenas o golpe “Rest” faz com que o Status atual mude para “Sleep”)
Status Negativo:
Freeze: Este
Status faz com que o Pokémon fique congelado, não podendo utilizar nenhum golpe
até o efeito terminar. Os Golpes “Sacred Fire” ou “Flame Wheel” descongelam o
Pokémon com o efeito Freeze. Caso o Pokémon congelado seja atacado (Pelo oponente
ou aliado) com um golpe Fire-Type ou por “Scald” ele será descongelado. O
efeito climático “Sunny Day” retira o efeito Freeze dos Pokémons que estão na
batalha. Você poderá retirar este efeito com os golpes “Aromatherapy” ou “Heal
Bell” de um Pokémon da sua equipe ou com a berry específica.
Burn: Este
efeito faz com que o Pokémon perca HP a cada rodada, mas o pior é que o Status
ATK é diminuído em 50%, fazendo com que Pokémons que dependam disto fiquem bem fracos.
O Pokémon não possui nenhuma restrição de golpes, diferente do Freeze,
onde poderá usar golpes como “Refresh” ou “Rest” para retirar este efeito
negativo. Você poderá retirar este efeito com os golpes “Aromatherapy” ou “Heal
Bell” de um Pokémon da sua equipe ou com a berry específica.
Sleep: O efeito Sleep tem a mesma função do efeito Freeze, onde seu Pokémon
não ataca durante algumas rodadas e turno deste efeito também é variado, sendo
entre 2 turnos a 5 turnos. Os dois únicos golpes que podem ser usados nesta
ocasião são “Snore” e “Sleep Talk”. Você poderá retirar este efeito com os
golpes “Aromatherapy” ou “Heal Bell” de um Pokémon da sua equipe ou com a berry
específica.
Paralyze: Quando neste
efeito, você tem uma entre quatro chances de não atacar e além disso a
velocidade do Pokémon com este efeito é reduzida. Você poderá retirar este
efeito com os golpes “Aromatherapy” ou “Heal Bell” de um Pokémon da sua equipe
ou com a berry específica.
Poison: Este status é
dividido em “Poison” e “Badly Poison”. No caso do “Poison” o Pokémon perderá a
mesma quantia de HP a cada rodada e para o “Badly Poison” o valor de HP perdido
aumenta a cada rodada. Você poderá retirar este efeito com os golpes
“Aromatherapy” ou “Heal Bell” de um Pokémon da sua equipe ou com a berry
específica.
Problemas
de Status:
Confusion: Este é o problema de status mais conhecido. Confusão diminui a sua
chance de atacar em 50%, caso não consiga, o Pokémon perderá uma quantia de HP
baseado no próprio ataque e defesa. Confusão dura entre 2 a 5 turnos. Você
poderá retirar este efeito com os golpes “Aromatherapy” ou “Heal Bell” de um
Pokémon da sua equipe ou com a berry específica.
Attract: Quando um Pokémon
de gênero oposto usa Attract, a sua chance de atacar diminui em 50%. Não possui
nenhum tipo de diminuição de HP
Disable: Quando este golpe é
usado, o ultimo golpe do oponente é desabilitado. Você poderá esperar o golpe
retornar ou trocar o Pokémon que o Disable é quebrado
Taunt: Quando usado, o
Pokémon só poderá usar golpes que causem dano. Caso o Pokémon não tenha PPs
suficiente ou nenhum golpe de dano ele utilizará “Strugle”, atacando porém
perdendo HP
Imprison: Quando o Pokémon
fica preso por Imprison, o Pokémon ficará impossibilitado de mudar de golpe até
que seja trocado de batalha
Encore: Quando este golpe é
usado, O Pokémon apenas poderá utilizar o golpe anteriormente usado. Você
poderá esperar o golpe retornar ou trocar o Pokémon que o Disable é quebrado.
Leech Seed: Não é exatamente um "problema de status", mas como é bem utilizado, sempre é bom listar. Quando um Pokémon é atingido, uma quantia do HP dele é drenado para o Pokémon oponente. Leech Seed pode ser retirado trocando de Pokémon ou utilizando “Rapid Spin”
Parte 6: Buffs e Nerfs (Stat Change)
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