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[Análise Competitiva] #245 - Smeargle


Olá galera, sou o ADM Miyako Ichiro e hoje a análise será do Pokémon: Smeargle – O Pokémon Artista




Fonte: PokemonDB.net . Acesse em http://pokemondb.net/pokedex/smeargle

Type: Normal
Resistências (1/2x e 1/4x): Nenhum
Fraquezas (2x): Fighting
Imunidade (0x): Ghost
Ability:
Own Tempo: Previne que o Pokémon fique Confuso em batalha
Technician: Aumenta o dano de golpes com poder abaixo de 60
Moody: Aumenta um status aleatório e diminui outro também aleatório (Banido)

Sobre Smeargle: Este Pokémon é, sem dúvidas, um ótimo suporte e grande arma para um Monotype Normal. Com seu “Sketch”, suas funções são as mais variadas dependendo da necessidade do seu time.
Prós: 10 Sketchs para aprender 4 quaisquer golpes e velocidade moderada
Contras: Status extremamente baixos, precisando fortalecer seu HP ou adicionar Focus Sash e Taunt
Natures: Timid ou Jolly

1)     Lead Trapper:
Dark Void: O oponente é puxado para baixo, recebendo o Status negativo “Sleep” (Duração: 1 a 3 turnos)
Stealth Rock: Adiciona pedregulhos no campo inimigo, causando dano em cada Pokémon que entrar na arena
Sticky Web: Adiciona teias que reduzem a velocidade do oponente em -1
King’s Shield: Protege o Pokémon. Caso este Pokémon seja atacado por um golpe direto, o ataque do oponente é reduzido em -2 (Prioridade: +3)

Dicas: Este moveset é bem usual de iniciar uma batalha, prendendo o oponente em Dark Void (Principalmente se o seu oponente possuir mais velocidade que Smeargle). A utilização de Focus Sash para Smeargle é indispensável para a maioria dos Movesets (Ou até mesmo todos).
Ao prender o oponente no primeiro Dark Void, abuse do poder de suporte com Sticky Web e Stealth Rock no campo do oponente. Lembre-se que o oponente fica em “Sleep” por até três turnos. King’s Shield é uma ótima arma para caso seu oponente inicie com um atacante físico como Medicham, Conkeldurr e outros Pokémons muito agressivos, diminuindo o ataque em -2, forçando o oponente a trocar seu Sweeper Físico. Existem dois grandes problemas para Smeargle, oponentes com Taunt e Prankster. Whimsicott e Sableye são Pokémons muito perigosos para este moveset, por ser um Suporte “suicida”.

2)    Paralize Guys:
Nuzzle: Causa dano e possui 100% de paralisar o oponente
Sticky Web: Adiciona teias que reduzem a velocidade do oponente em -1
Stealth Rock: Adiciona pedregulhos no campo inimigo, causando dano em cada Pokémon que entrar na arena
Taunt: Impede que o oponente utiliza golpes de Status

Dicas: Caso o oponente inicie com um Pokémon Suporte também, você poderá aproveitar seu Taunt para dar inicio para a batalha. Pokémons como Bronzong e Ferrothorn dão um ótimo suporte para a equipe. Você também poderá neutralizar curas de Pokémons como Chansey e Miltank, forçando o oponente a trocar. Nuzzle é uma boa ameaça para utilizar após seu Taunt, paralisando o oponente (Principalmente se ele for trocado) e reduzindo sua velocidade em 75% ! Sticky Web e Stealth Rock possuem a mesma finalidade do moveset anterior.

3)    Baton Passer:
Baton Pass: Passa para um Pokémon aliado toda e qualquer mudança de Status realizada neste Pokémon
Dark Void: O oponente é puxado para baixo, recebendo o Status negativo “Sleep” (Duração: 1 a 3 turnos)
Substitute: Utiliza HP para criar um boneco substituto em campo
Golpes de Status à escolha

Dicas: Com uma chance de buffar um Pokémon aliado e causar um Sweep gigantesco, você poderá começar a batalha com Dark Void, impossibilitando o oponente de atacar por até 3 rodadas. Caso seu oponente ataque Smeargle antes do Dark Void (Lembre-se de manter equipado o Focus Sash para isto), o uso do Substitute será nulo pois Smeargle poderá receber um dano muito potente, deixando-o com 1HP (Apenas utilize caso Smeargle lance Dark Void antes do oponente atacar). O Golpe de Status vai variar da necessidade do seu time como Nasty Plot, Swords Dance, Amnesia, Iron Defense e até mesmo Agility (Lembre-se: Golpes de Status que aumente Velocidade e outro Status aleatório juntos está banido pelas regras Smogon. Ex: Dragon Dance + Baton Pass)

Outros Golpes Úteis:
Leech Seed: Lança sementes no adversário, retirando 1/8 de HP e curando este Pokémon (Ou outro aliado no campo) na mesma quantia
Rapid Spin: Causa dano e retira armadilhas de campo
Defog: Retira todas as armadilhas de campo

Rain Dance / Sunny Day

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